14 de maio de 2012

Dica: Como saber se é couro legítimo?


Oi gente, hoje vou compartilhar com vocês uma dica que acho super útil e acho que todos deveriam saber para não serem enganados. Como o couro nesse inverno está super em alta, quando vamos comprar uma peça desse material temos que confiar apenas na palavra do vendedor quando ele diz que a peça é de couro mesmo, o que não é muito confiável né, já que ele está ali, na maioria das vezes, apenas para vender e ganhar a sua comissão.

Uma vez participei de uma aula que ensinava a descobrir se o couro é legitimo ou não e depois disso passei a observar peças de várias marcas, e algumas, até famosas, que dizem que são couro e na verdade são falsos e tem pessoas que pagam caro por elas.

Para vocês não terem esse problema vou compartilhar com vocês aqui a maneira de saber se é ou não couro. É tão fácil, que depois você  vai começar a observar todas as peças! hehehe

  • Você pega a sua peça (jaqueta, bolsa, calça) e separa a parte forrada da parte que seria apenas o couro, e tenta "esfregar" a parte do couro: nesse momento você tem que sentir dificuldade em "deslizar" a mão. Um teste pra você saber a diferença é: tente deslizar a sua mão só no forro e você vai ver que é bem fácil, o couro, quando é couro mesmo, é difícil! Isso vocês podem ter certeza!! Então se rolou a dúvida, esfregue.
bjoss

28 comentários:

  1. Esta informação é parcialmente verdadeira tendo em vista que o couro tratado tem a rugosidade interna menor sem deixar de ser legítimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas ainda continua "difícil", quando o couro é falso vai ser bem fácil

      Excluir
  2. basta acender um isqueiro perto da peça, há uns 2 cm de distância. Couro não queima, sintético derrete...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como você acende um isqueiro dentro de uma loja neh?! Acho meio complicado...

      Excluir
    2. eu já fiz esse teste do isqueiro tanto no sintético tanto no couro e os dois queima! heheh

      Excluir
    3. Eu comprei uma jaqueta e todo mundo jura que ela é não é de couro. Mas ela tbm não pega fogo. Acho que ela tá revestida com algum produto que não deixa queimar, será que isso existe?

      Excluir
    4. Benício, não sei se falar, tem algo estranho ai! rsrs...faz o teste que eu ensinei e comprova se é ou não é couro. O melhor jeito!

      Excluir
  3. não queima não, eu já fiz isso com o couro legitimo e não queimou!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei, mas numa loja fica complicado de fazer isso tb né? não dá pra tentar colocar fogo na roupa, vai que queima? hahah

      Excluir
    2. Galera, couro realmente não queima... Mas um safado de um portuga queria me vender uma jaqueta que dizia ele ser de couro legitimo.. Ele fez o teste do isqueiro, quando eu ia fechar negócio, peguei minha jaqueta de poliester e fiz o teste com isqueiro... Tb não queimou... Matei ele com um único soco.

      Excluir
  4. Couro fino, fort couro são couro mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariell, o couro fino é também conhecido como couro ecológico, ele não é couro. O couro ecológico (sintético) é feito de PVC. O PVC é formado por cloro e eteno (do petróleo).
      Quanto ao fort couro, eu não sei te responder =/

      Excluir
  5. Querida, adorei sua dica, fiz o teste e deu certo! hahaha.
    Obrigada por ter me ajudado com essa informação! =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Sempre faço isso e sempre dá certo! =)

      Excluir
  6. parabens por me ajudar a nao ser mais enganado...

    ResponderExcluir
  7. Comprei uma jaqueta para mim e outra para minha esposa esta semana de um portuga que passou aqui pela cidade vendendo as tais jaquetas de "couro". La se foram 500tão rs, mas enfim fizemos o teste do isqueiro na peça e deixamos por uns 20segundos e não queimou. Bom o importante é que a peça caiu bem em mim, mas achei ela bem mais leve do que outras que eu tenho, segundo ele é que é de couro de cabra rsrs. Vou fazer o teste que vc ensino Nathy e depois volto aki pra comentar.
    Quanto ao lance de compra em lojas, realmente alguns testes não são possiveis de serem feitos, mas a dica é guardar nota fical onde diga que vc comprou algo em couro, bem como aquelas etiquetas "couro legitimo", pois se mais tarde vc descobrir que não é, o código de defesa do consumidor lhe ajudará a ser ressarcido uma vez que foi ludibriado pelo lojista, os quais na maioria dos casos nem sabem tambem que o que estao colocando a venda nem couro é rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o isqueiro estava bem próximo mesmo da peça? Pq tem pessoas que só ficam "passando" o fogo, aí nesse caso, não irá queimar mesmo! E eu aprendi, que couro mesmo tb queima! Mas faz esse teste que eu ensinei e me conta depois!!

      Excluir
    2. Ao anonimo que perdeu 500tão,console-se comigo pois perdi R#1.300 entre jaquetas e bolsas. Acredito que seja para o mesmo PORTUGA hoje dia28/06/2013 o qual estava em um AZZERA PRETO em JUIZ DE FORA.Minha esposa muito curiosa soltou parte dos forros das peças e verificamos que trata-se de qulquer material,menos COURO.rs.rs....

      Excluir
    3. Duas portuguesas e um portuga em um carro preto, acredito ser os mesmos.Estiveram em São Paulo tbém! acho que não são portugueses e sim paraguaios , bom!comprei as jaquetas ;são bonitas!! só gostaria de saber se existe couro de pelica de cabra rsrsr!!!!Elas queriam fazer o teste do esqueiro.

      Excluir
  8. Olá, sou vegana e estou lendo esse post. Só cuidado ao escrever de demonstrar que a preferência é que o couro seja legítimo, pois isso afasta os vegetarianos que tem interesse nesse mesmo assunto.

    ResponderExcluir
  9. Se não gosta, não leia. Simples.

    ResponderExcluir
  10. Sou vegetariana e o interesse era saber diferenciar para não comprar o verdadeiro. As pessoas deveriam ser mais conscientes e menos consumistas escrotas. Não achei a matéria relevante, nem o blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assuma o que você é! Querendo ou não você é onívoro! Gostamos de carne e nos vestimos de pele, assim como nossos ancestrais...

      Excluir
  11. Comprei uma jaqueta de couro muito leve e muito fina e sem a etiqueta , tiraram ela, será que é couro? existe couro ultra fino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio, existe sim, o negocio é fazer esse teste e comprovar se é ou não!

      Excluir
  12. Esta vai pra Nathalia,tenho uma Jaqueta de couro de Portugal,paguei ai 700 reais de um amigo de la,ela e macia mais porem impermeavel nao agua nenhuma! E sobre o isqueiro couro legitimo nao queima acendo o isqueiro por algum tempo e nao enruga ou queima! Nao vai querer tbm por na fogueira ou ficar com o isqueiro por varios mts dai queima mesmo,aluas o que nao queima? Kkkk

    ResponderExcluir